> Constantino

A Sancho Filmes é produtora associada do longa documentario CONSTANTINO, dirigido por Otavio Cury e produzido pela Outros Filme e In Brasil.

http://www.filmeconstantino.com/index.html

(Constantino, 80 min, Homs, Damasco e São Paulo, 2012)

SINOPSE:

Damasco, 11 de setembro de 2001. A descoberta de um livro é o começo de uma viagem pelo passado.

SINOPSE LONGA:

CONSTANTINO é a história de um livro esquecido. Um livro que começou a ser escrito em 1880, por um jovem professor, Daud Constantino Al-Khoury, um dos únicos professores cristãos a ensinar na cidade de Homs do século XIX, numa Síria que vivia há 4 séculos sob dominação otomana. Um livro que viajou em manuscritos para o Brasil em 1926, junto com o professor e sua família, que imigravam para começar uma nova vida em São Paulo.

Com a morte do professor em 1939, os manuscritos foram descobertos por acaso em São Paulo nos anos 60 por um diplomata sírio chamado Shakir Mustafá. Shakir viria a ser Ministro da Informação em Damasco anos mais tarde. O livro com as obras completas do professor era finalmente publicado na Síria, pelo Ministrio da Cultura. 500 páginas em árabe clássico, com algumas das primeiras peças de teatro encenadas em solo sírio, além de inúmeros poemas e crônicas.

Meio século depois, no dia 11 de setembro de 2001, Otavio Cury, um bisneto brasileiro de Daud Constantino Al-Khoury, chegou a Damasco para uma viagem de turismo. Sobre seu bisavô, sabia apenas que ele havia sido um professor. Na única noite que passou em Homs, o acaso lhe levou até o livro.

Otavio volta ao Brasil com o livro e começa a traduzir a obra. A história de seu bisavô começa a vir a tona. A participação no movimento de resistência Alisslah Alarabi, que lutava pela independência da Síria, cujos líderes foram executados pelos turcos; a ligação com Abu Khalil Al-Qabbani, considerado o pai do teatro árabe e principal autor da Renascença Árabe; o pioneirismo no jornalismo, na direção do Jornal Homs.

Em 2009, com a tradução da obra em mãos, Otavio viaja para a Síria para procurar a memória viva de Daud Constantino Al-Khoury. O guia de viagem agora é a poesia e a história de seu bisavô.

FICHA
Direção, roteiro e montagem | Otavio Cury

Direção de fotografia e câmera | Raquel Brust & Otavio Cury

Som direto | Marcio Farah

Musica Original | Benjamim Taubkin

Produzido por Otavio Cury & Leonardo Kehdi Jr

Produtora Associada | Deborah Osborn

Empresas Produtoras: Outros Filmes & In Brasil Cultural

Empresa Produtora Associada: Sancho Filmes

Patrocínio: Sabesp

Projeto Vencedor do Fomento ao Cinema Paulista 2008

Projeto Selecionado pelo Iran Documentary Fund 2008